quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Hoje

O teológo norte-americano, James Russel Lowell, apesar de  viverem na mesma época, não conheceu o Humanista inglês, William Ernest Henlei,autor do poema a seguir: Invictus.                                              
                      "  Negro como o Abismo de Polo a Polo, Agradeço aos deuses sejam quais forem Pela minha alma indomavel.                                                                                                                                          
                        Ao sentir as garras das circunstancias, Não estremeci nem gritei em voz alta. Sob os golpes dos imprevistos Minha fronte sangra, mas não se inclina.                                                                                          
                        Para além deste lugar de rancor e lágrimas Paira apenas o Horror das sombras, Todavia a ameaça dos anos Me encontra e me encontrará destemido.                                                                        
                        Não importa quão estreita a porta, Quão cheio de castigo o pergaminho, Sou senhor do meu destino; Capitão da minha alma."; Quando escreveu, em sua Obra, " A Presenta Crise " J. R. Lowell," A verdade eterna no cadafalso, O erro para sempre no trono- Todavia esse patíbulo faz oscilar o futuro e, por trás do obscuro desconhecido, Está Deus em meio às sombras, Vigiando os que são seus." como um brado de alerta, em analise ao Pensamento Formatizado da època em que viveram ,até sua extensão em nossos dias.                                                                                                                                                          
                       Diante disto, quero chamar a sua atenção, para quatro caracteristicas, distintas analisadas no poema do William E. Henlei, que caracterizam o Humanismo norteando o homem na busca dos bens materiais apenas: ALTIVEZ DE ESPIRITO, ORGULHO, AUTO-SUFICIENCIA, EXALTAÇÃO DO EU. Cuidado irmãos, um destes pecados foi a raiz da queda de Satanás.                                                      
                         Pr.Antônio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário